O privilégio e a responsabilidade de viver em uma democracia têm sido o foco de reflexão para muitos, especialmente em tempos de desafios globais. A participação em fóruns internacionais, como o Fórum da Democracia de Atenas, tem levado a discussões profundas sobre o que significa defender ativamente os valores democráticos, em contraste com o ativismo superficial ou a complacência diante de ameaças.
A visão do Partenon, símbolo da democracia ateniense, serviu como pano de fundo para uma reflexão sobre as “alergias políticas” do autor: o ativismo performático nas redes sociais e a inércia diante de perigos reais à democracia. Essa constatação foi intensificada por conversas com ativistas do Oriente Médio, que arriscaram suas vidas pela liberdade de voto e se mostram indignados com a passividade observada em democracias consolidadas diante de líderes que desafiam regras estabelecidas.
Entre essas vozes, destaca-se Tawakkul Karman, a primeira iemenita a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Karman, que liderou protestos não violentos no Iêmen durante a Primavera Árabe, expressou choque com a facilidade com que instituições americanas, como escritórios de advocacia e universidades, teriam cedido a pressões políticas. Ela alerta que o controle da imprensa, o descrédito da mídia e o desrespeito ao Estado de Direito são sinais perigosos de erosão democrática, comparáveis aos mecanismos utilizados por regimes ditatoriais para se manter no poder. O medo que leva indivíduos a se autocensurarem é, segundo Karman, a ferramenta mais poderosa de um ditador para controlar a narrativa.
A experiência de Karman no Iêmen, onde um processo democrático promissor desmoronou com a ascensão de movimentos apoiados externamente, reforça sua preocupação com a situação atual. Ela enfatiza que a luta do Iêmen pela democracia e soberania tem implicações globais, especialmente no que tange ao controle de rotas marítimas estratégicas, cujas consequências para a segurança mundial poderiam ser mais graves do que a posse de armas nucleares por parte de potências regionais.
A Luta Palestina pela Representação Democrática
Paralelamente, Samer Sinijlawi, líder do partido palestino Masar Jadid, ecoa um alerta semelhante a partir de Jerusalém Oriental. Ele destaca a iminência de eleições legislativas palestinas, as primeiras em duas décadas, e a pressão para que sejam novamente adiadas. Sinijlawi argumenta que o adiamento contínuo das eleições fortalece narrativas extremistas, minando a possibilidade de uma mudança democrática e pacífica. Para ele, a única via para a paz e a dignidade reside na eleição de um governo e parlamento palestinos legítimos, capazes de negociar uma solução de dois Estados que garanta segurança a israelenses e liberdade a palestinos.
Sinijlawi critica a negação de vínculos históricos e propõe uma nova abordagem: em vez de debater quem “pertence” à terra, focar em como ambos os povos podem coexistir. Essa visão encontra ressonância na realidade demográfica da região, onde judeus e palestinos são populações significativas e permanentes. A ideia de uma solução de dois Estados é apresentada como a única alternativa viável a um conflito perpétuo, sendo que, historicamente, a política israelense de fortalecer grupos rivais teria o objetivo de impedir o surgimento de uma liderança palestina unificada e legítima, capaz de negociar um acordo de paz.
A admiração por ativistas como Karman e Sinijlawi reside em sua capacidade de transcender o ativismo online e engajar-se diretamente na luta pela democracia. O texto original sugere que os Estados Unidos, outrora exemplo para o mundo, precisam resgatar esse espírito de engajamento cívico. A iminência de eleições cruciais, como a americana de 3 de novembro, reforça a urgência de participação, incentivando o voto e a lealdade às instituições democráticas acima de figuras individuais.
As informações foram reunidas a partir de reflexões inspiradas pela participação no Fórum da Democracia de Atenas e conversas com ativistas como Tawakkul Karman e Samer Sinijlawi.
