O Brasil está sequestrado? Juristas debatem a captura do Estado e os caminhos para o resgate
O Brasil está sequestrado? Juristas debatem a captura do Estado e os caminhos para o resgate

O Brasil está sequestrado? Juristas debatem a captura do Estado e os caminhos para o resgate

A percepção de um Estado capturado por elites permeia o debate jurídico e político no Brasil, levantando questões sobre a funcionalidade das instituições democráticas e as possibilidades de reversão. A atual conjuntura política brasileira tem gerado preocupação entre juristas e cientistas políticos, que observam um cenário de captura das instituições por elites, comprometendo a soberania […]

Resumo

A percepção de um Estado capturado por elites permeia o debate jurídico e político no Brasil, levantando questões sobre a funcionalidade das instituições democráticas e as possibilidades de reversão.

A atual conjuntura política brasileira tem gerado preocupação entre juristas e cientistas políticos, que observam um cenário de captura das instituições por elites, comprometendo a soberania popular e a funcionalidade do Estado democrático de direito. A sensação de um país “sequestrado” por grupos que ocupam posições estratégicas no poder é um tema recorrente nas discussões, alimentada pela lentidão na análise de pedidos de impeachment, a concentração de indicações em órgãos de cúpula e a percepção de que o sistema de freios e contrapesos estaria fragilizado.

Essa análise é sustentada por juristas como Adriano Soares da Costa, que define a captura do Estado como uma articulação de elites políticas e judiciárias que descumprem a Constituição, levando a uma situação em que os Poderes deixam de fiscalizar uns aos outros e se tornam permissivos, erodindo a soberania popular. Fabricio Rebelo aponta a interdependência entre os Poderes como um fator crucial, onde a consciência de que um pode retaliar o outro leva à acomodação e à manutenção de privilégios. Ele também critica o abandono do tradicionalismo constitucional em favor de uma principiologia subjetiva e a conivência da imprensa.

As informações foram reunidas a partir de análises e declarações de juristas e especialistas em Direito Constitucional e Ciência Política.

O “Estamento Burocrático” e a Nova Aristocracia

Pedro da Silva Moreira, professor de Direito Constitucional, compara a situação ao conceito de “estamento burocrático” de Raymundo Faoro, descrevendo uma elite instalada no Estado que controla a máquina pública em benefício próprio. Ele ressalta que, diferentemente do conceito original, o poder atual estaria concentrado em oligarquias não eleitas e com forte influência sobre o Judiciário, especialmente o Supremo Tribunal Federal. As causas apontadas incluem a perda de funcionalidade dos Poderes eleitos, o silêncio corporativista da comunidade jurídica e uma cultura acadêmica que incentivou o ativismo judicial como ferramenta de transformação política.

Luiz Ramiro, cientista político, aprofunda essa visão ao falar de uma “nova aristocracia política”, formada por grupos e ideologias consolidadas em estruturas de poder, muitas vezes perpetuadas por nepotismo ou riqueza. Ele vê o Judiciário como uma “caixa preta” infensa à pressão popular. Para Ramiro, a recuperação das instituições no modelo anterior já não seria possível; seria necessária uma refundação. Ele argumenta que a pressão popular, para ser eficaz, precisa de representação institucional, um elo que estaria enfraquecido no Brasil atual, criando uma desconexão entre a sociedade e os centros de poder. Esse fenômeno é comparado a discussões sobre a lei de ferro das oligarquias e a formação de castas com base ideológica comum, como descrito por Yves-Marie Adeline.

Caminhos para o Resgate: Democracia e Renovação

Apesar do cenário sombrio, há quem vislumbre caminhos para a reversão. Adriano Soares da Costa defende que a saída pode ocorrer dentro das regras democráticas, com o eleitorado renovando o Legislativo e os novos parlamentares assumindo suas competências constitucionais, como a instalação de CPIs e a abertura de processos de impeachment. Ele enfatiza a importância do voto consciente, focado no resgate da democracia e na restauração das funções dos Poderes.

Katia Magalhães também acredita na possibilidade de reação, mas ressalta que não basta eleger representantes que apenas denunciem abusos. É fundamental escolher lideranças dispostas a exercer o poder de seus cargos e a confrontar “togados abusivos”, admitindo que um certo grau de ruptura pode ser inevitável. Ela aponta a inércia do Senado, o servilismo em sabatinas e a apatia do Congresso como fatores cruciais para o agravamento da crise institucional, somados à conivência da OAB, do meio acadêmico e da grande mídia.

No entanto, Fabricio Rebelo apresenta uma visão mais pessimista, argumentando que nenhum grupo que acumulou poder absoluto o devolverá voluntariamente, e que não há mais uma força institucional capaz de obrigá-lo a recuar. Para ele, o sistema está corrompido em sua estrutura mais elementar, sem perspectiva de reversão a curto ou médio prazo, necessitando de um processo de conscientização de gerações, que só ocorreria após uma degradação ainda maior.

Pedro da Silva Moreira, por sua vez, deposita esperança nos “juízes ordinários”, promotores e juristas mais velhos que presenciaram um tempo mais digno, e que podem se opor ao “espírito de corpo”. Ele clama por um resgate do Direito, da política e da cidadania, especialmente pela nova geração de juristas, em um momento decisivo para o país.

Tags:

Veja Também

Inclusão escolar: Crianças com osteogênese imperfeita podem participar de atividades com adaptações

Inclusão escolar: Crianças com osteogênese imperfeita podem participar de atividades com adaptações

Nunes Marques: Impeachment de ministros do STF é decisão política exclusiva do Senado

Nunes Marques: Impeachment de ministros do STF é decisão política exclusiva do Senado

Composição do Senado a partir de 2027 preocupa ministros do STF

Composição do Senado a partir de 2027 preocupa ministros do STF

Corrente do PT critica "erros gravíssimos" na campanha de Lula e na direção do partido

Corrente do PT critica “erros gravíssimos” na campanha de Lula e na direção do partido

Datafolha: Flávio Bolsonaro e Lula em empate técnico no primeiro cenário de segundo turno para 2026